- Olóyès , Ogás e Àjòiès
- Iyalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai em Orixá, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás.
- Iyaegbé/Babaegbé: É a conselheira ou conselheiro responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto somente dado a egbomis muito antigas.
- Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores.
- Iya kekere ou baba kekere: Mãe pequena e Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê, substituto evenual da Iyá ou Babalorixá.
- Ojubonã ou Ajibonan: É a mãe ou pai /que criam e são responsáveis pela reclusão do iyawo.
- Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna.
- Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.
- Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan.
- Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxiliá-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual.
- Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro.
- Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de “cantar folhas”.
- Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi.
- Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê.
- Oloya: Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
- Mayê: Mexe com as coisas mais secretas do Axé, ligadas a iniciação do Adoxú.
- Agbeni Oyê: Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa.
- Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto ligado a Oxun.
- Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo.
- Ajimuda: Ajuda a Yamoro com o Ipadê de Exú. Titulo usado no culto de Oya e Geledé, também é um cargo que cuida da casa de Omolú.
- Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
- Iyasíhà Aiyabá: é quem segura o estandarte de Oxalá.
- Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo.
- Akòwe: É a Secretária da casa da administração e compras.
- Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância.
- Axogun: Responsável pelos sacrifícios, Ogan de Ogun. Não pode errar. Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai. E também possui sub-posto Otun e Osi.
- Ogalá Tebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui sub-posto Otun e Osi. Iyá Tebexê: responsavel e porta voz do Orixá patrono da casa.
- Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos Ilùs, os instrumentos musicais sagrados. Se um autoridade de outro Axé chegar ao Ilê, o Alagbê, tem de lhe prestar as devidas homenagens “dobrar o Ilù”. Também possui sub-posto Otun e Osi.
- Alagbá: Ambito civil do Axé.
- Àjòiè: Camareira do Orixá. O mesmo que Ekédi.
- Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi.
- Mawo: Grande confiança.
- Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun.
- Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun.
- Balóde: Ogan de Odé.
- Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé.
- Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé
- Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele.
- Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Il¦ù dedicado a Oxalá.
- Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú.
- Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé.
- Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé.
- Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá etoda sua edumentária.
- Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá.
- Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá.
- Apokan: Ligado ao Ilê Omolú.
- Abogun: Ogan que cultua Ogun. Iyá Otun / Babá Otun: braço direito do zelador, pessoa de confiança do zelador. Iyá Osí / Babá Osí: braço esquerdo zelador, pessoa de confinça mdo zelador. Asògbá- Homem responsável pelo quarto de Omolú Obs: Todos os cargos são intransferíveis, uma vez dado através da confirmação no jogo de Orunmilá e o Orixá da casa, não podem mais serem retirados, os cargos são vitalícios e confirmados em orô interno, só podem serem substituídos na morte da pessoa.Existem cargos transitórios dados pelos zeladores e não estão aqui descritos.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Cargos no Candomblé
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um velhinho contando uma história sobre nação de candomblé, falou sobre o bagigâ e sua existencia, quais sua atribuiões e do fato de existir somente na nação de efon. não entendo o porque que sempre que se fala de cargos se esquece de falar sobre este cargo. ele me dice que o brilho de alguns seria ofuscado por isso eles o esqueceriam. é claro que ele excluiu aqueles cuja a boberba e a prepotencia não os contaminaram e induziram a subir no palco e querer bater foto pra muldidão, eles são dignos e não são hipócritas a ponto de querer mudar a verdade que vem sendo passada de pai pra filho durante milenios. eu sou um bagiga e sei o que sou e porque existo somente na nação de efon. sou humilde para aceitar as coisas que não posso modificar, tenho coragem para modificar as que posso, e adquiri no decorrer do caminho um pouco da sabedoria necessária para distinguir umas das outras. benói. osala opeó
ResponderExcluirgostaria de saber se no efon ekedj é confirmada ou usa quele e raspa?
ResponderExcluirNo efon tanto ekedj ou ogãn da raspados sim e usam quele
ExcluirPor favor... oya tomi é qualidade ou cargo?
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